Força Aérea realiza últimos preparativos para lançamento do 1º foguete em território brasileiro
Foguete HANBIT-Nano, da start-up espacial Innospace, já está posicionado na plataforma do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Técnicos brasileiros e sul-coreanos intensificaram, nesta segunda-feira (15), as operações finais para o primeiro lançamento comercial de um veículo orbital a partir do território brasileiro. A missão é batizada de SPACEWARD e acontece no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, onde o foguete HANBIT-Nano já está posicionado para o lançamento por volta das 15h45 desta quarta-feira (17).
Caso o lançamento não ocorra nesta quarta (17) poderá acontecer ainda durante a ‘janela de lançamento’, até o dia 22 de dezembro. Condições meteorológicas, técnicas, ou de segurança podem atrapalhar, como aconteceu durante a remarcação que seria no dia 22 de novembro.
Há dois dias do lançamento, operadores de diversos setores aeroespaciais, como a Força Aérea Brasileira (FAB), participam do transporte do foguete, seguindo uma série de ações que incluem:
- Elevação e posicionamento do foguete na plataforma;
- Conexões dos sistemas para carregamento de propelentes (combustível e oxidante), energia, dados e instrumentação;
- Testes de sistemas elétricos e hidráulicos;
- Verificação de vazamentos e válvulas de isolamento do sistema de abastecimento;
- Revisão final conjunta com a Innospace, com foco em condições meteorológicas e prontidão técnica geral antes da aprovação final de lançamento.
